1975-1980

 

1975 - Steve Harris forma os Iron Maiden, nome baseado no instrumento de tortura do século XVII. Mas também foi aventada a hipótese de a ideia para o nome ter surgido da alcunha da primeira ministra de Inglaterra da altura, Margaret Tatcher, que era conhecida como a Dama de Ferro.

 

1979 - Em Novembro, é lançado o 1º EP, denominado "The Soundhouse Tapes", com 3 faixas: "Iron Maiden", "Invasion" e "Prowler". Posteriormente, "Iron Maiden" e "Prowler fariam parte do álbum de estreia homónimo, enquanto "Invasion" seria lado B do single "Running Free". Estas composições apresentam um som mais cru, tipo demo, sofrendo ligeiras alterações aquando da sua inclusão no 1º álbum. Embora as grandes cadeias de distribuição tenham encomendado o registo em grandes quantidades, a tiragem é limitada a 5.000 cópias e só é vendida pelo correio, tendo esgotado ao fim de poucas semanas. Devido a tal facto, tornou-se objecto de colecionador, custando, nos dias de hoje, cerca de 800 libras on line. A formação que gravou esse registo histórico foi a seguinte:

Vocais - Paul Di'Anno.

Guitarra - Dave Murray.

Guitarra - Paul Cairns (não creditado).

Baixo - Steve Haris.

Bateria - Doug Sampson.

 

1980 - Em Abril, é lançado o álbum de estreia no Reino Unido e em Agosto nos Estados Unidos. Denomina-se "Iron Maiden" e alcança um disco de platina no Canadá e no Reino Unido, onde chegou ao 4º lugar e um disco de Ouro na Alemanha.  A formação sofre duas alterações nos seus quadros, relativamente a "The Soundhouse Tapes": saem Paul Cairns e Doug Sampson e entram para os seus lugares, Dennis Stratton e Clive Burr, respectivamente. "Running Free" é o 1º single da banda a ser editado e que viria a fazer parte deste registo. Os Maiden são referenciados como uma das bandas pertencentes ao NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal), ao lado de bandas como os Saxon ou os Def Leppard. Designação que lhes é atribuida pela revista Sounds.

         - Um ano depois, igualmente em Novembro, é lançado unicamente no Japão, o 2º EP, denominado "Live!!+One", um EP ao vivo. 4 anos depois, seria lançado na Grécia. O registo japonês conta com 4 faixas, uma delas em estúdio, "Women in Uniform", versão dos Skyhooks, única faixa de estúdio deste registo, que se tornaria no 1º teledisco de sempre da banda e o 3º single da sua história. Há algumas diferenças entre a versão japonesa e a grega. Para além de "Women in Uniform", o EP japonês inclui 3 faixas ao vivo, todas gravadas no Marquee Club de Londres, no dia 4 de Julho de 1980: "Sanctuary", "Phantom of the Opera" e "Drifter". Já o registo grego, lançado em 1984, tem um total de 9 faixas: 2 em estúdio ("Women in Uniform" e "Prowler") e as restantes ao vivo. "Drifter", "Phantom of the Opera", "Sanctuary", que surgem também na versão japonesa, mas com um bónus do concerto do Marquee Club: "I've got the Fire", uma versão dos Montrose. As restantes 3 faixas fazem parte do EP Maiden Japan, gravado em Nagoya, no dia 23 de Maio de 1981: "Innocent Exile", "Running Free" e "Remember Tomorrow".