Clive Burr faleceu! :( :/

13-03-2013 18:56

 

Triste notícia: Clive Burr morre aos 56 anos! :(

 

 

Clive Burr, baterista dos Iron Maiden, entre 1979 e 1982, que participou nos 3 primeiros álbuns, "Iron Maiden", "Killers" e "The Number of the Beast", no EP "The Soundhouse Tapes" e no EP ao vivo "Maiden Japan", faleceu na noite passada, 12 de Março de 2013, de complicações de esclerose múltipla, doença de que padecia há cerca de uma década. A morte deu-se durante o sono, de insuficiência cardíaca. Clive Burr tinha 56 anos. Ele foi o primeiro baterista oficial da banda e foi com ele que os Iron Maiden começaram a ter fama mundial. Steve Harris, baixista e fundador da Dama de Ferro e Bruce Dickinson, vocalista, mostraram a sua grande consternação e pesar, tendo enviado sentidas condolências à familia de Clive e na hora de partida do velho companheiro e amigo, teceram-lhe os maiores elogios humanos e profissionais.

CLIVE BURR nasceu em Londres a 8 de Março de 1957, começando a carreira de baterista nos Samson, onde esteve em 1977 e 1978. Saiu sem ter participado em qualquer álbum oficial, pois o 1º registo só viria a ser editado no ano seguinte, 1979, já com outro baterista, de seu nome Thunderstick. Nesse mesmo ano, foi para os Iron Maiden, onde conheceria os momentos mais felizes da sua carreira. Foi despedido da banda em 1982, durante a digressão "The Beast on the Road Tour", juntando-se aos Trust, por troca com Nicko McBrain, que o substituiu na Dama de Ferro. Enquanto esteve nos Iron Maiden, compôs duas faixas e ambas para o álbum "The Number of the Beast": "Gangland" e "Total Eclipse", no entanto, esta última, só foi incluída por alturas da reedição e remasterização do álbum, pois não fez parte da edição original. Foi editada na altura apenas como lado B do single "Run to the Hills". Para além dos Samson, Maiden e Trust, voltou a estar ao lado de Paul Di'Anno, 1º vocalista da banda do icónico Eddie e daquele que viria a ser um dos futuros guitarristas dos Maiden, Janick Gers, no falhado projecto Gogmagog. Tocou ainda nos Stratus, Elixir, Desperado e Praying Mantis.

Os Iron maiden chegaram a realizar uma tournée em homenagem ao antigo baterista, de forma a arrecadar fundos para o tratamento das vítimas de esclerose múltipla, a mesma doença de que Clive padecia, ele que, inclusivé, tinha uma fundação denominada Clive Aid, que tinha os mesmos objectivos dessa tournée de beneficiência que os antigos companheiros lhe dedicaram. Nesta altura, já Clive Burr andava numa cadeira de rodas.

Sem dúvida, um dia de luto e grande pesar para toda a familia maideniana. :(

 

ATÉ SEMPRE CLIVE BURR! 1957-2013 R.I.P.