Formação com processos em tribunal graças aos temas "Hallowed be thy Name" e "The Nomad"

13-06-2017 04:47

 

Os Iron Maiden estão a viver um momento agri-doce na sua carreira: pelo lado positivo, a digressão "The Book of Souls" ainda decorre e continua de vento em popa; pelo lado negativo, a banda encontra-se com dois processos judiciais em cima, graças aos temas "Hallowed be thy Name", do álbum "The Number of the Beast", editado em 1982 e "The Nomad", do registo "Brave New World", editado em 2000. 

Este processo não atinge todos os elementos da banda, estando centrada apenas em Steve Harris e Dave Murray: o 1º no caso de "Hallowed be thy Name" e o 2º no caso de "The Nomad". 

"Hallowed be thy Name" foi retirada do alinhamento da actual digressão, exactamente devido a esta situação, sendo que eu próprio estranhei que a banda tivesse deixado este tema de fora, aquando do concerto no Meo Arena em Junho do ano passado, em virude de ser um dos seus temas mais emblemáticos e fazer parte da lista de músicas praticamente desde que o álbum "The Number of the Beast" foi lançado.

No entanto, consta que já antes tinha havido uma queixa em relação ao mesmo tema e pela mesma pessoa em questão há uns anos atrás, sendo que até a própria formação julgava estar o assunto resolvido naquela altura.

A pessoa em questão chama-se Brian Quinn, conhecido como Ingham no meio artístico, natural de Newcastle, Reino Unido e fazia parte de uma banda chamada Beckett. Como nota de curiosidade, refira-se que esta formação tinha como seu representante Rod Smallwood, empresário dos Iron Maiden desde sempre, sendo que antes desempenhava tais funções precisamente nos Beckett. Ora, as queixas de Brian Quinn centram-se precisamente numa parte importante da composição, que o mesmo alega apresentar grandes semelhanças em 3 linhas de um tema composto pelo mesmo em 1969 e gravado pelos Beckett em 1974, intitulado "Lying in my Shadows".

Outra nota curiosa é o facto de Steve Harris até ser fã desta banda: o single "Two Minutes to Midnight" tem como lado B o tema "Rainbow's Gold", precisamente uma versão dos Beckett.

A intenção de Quinn perante os tribunais, é saber a quantia que os Iron Maiden obtiveram até aos dias de hoje, por interpretarem a faixa ao vivo.

Estas são as 3 linhas de "Lying in my Shadows" que realmente apresentam imensas semelhanças com o tema em questão de Iron Maiden:

"When your time is close at hand

Maybe then you'll understand

Life down there is just a strange Illusion"

E as 3 linhas semelhantes de "Hallowed be thy Name":

"When you know that your time is close at hand

Maybe then you'll begin to understand

Life down there is just a stange Illusion"

São praticamente iguais, a diferença é que o tema dos Iron Maiden acrescenta mais 3 palavras: know, that e begin.

Quanto a "The Nomad" e convém referir antes de mais nada que o queixoso é o mesmo (Brian Quinn), aqui a queixa centra-se na parte instrumental: Quinn acusa a banda de ter plagiado partes instrumentais do tema "Life's Shadow", 4º faixa do álbum "Beckett", sendo que este tema é por vezes intitulado como "Lying in my Shadow", ou seja, supostamente o mesmo tema da outra queixa! Mas aqui o tema apresenta como compositores o duo Brian Quinn e Bob Barton. Estaremos a falar do mesmo tema?

Aqui ficam ambas as faixas para uma comparação: