"Scream for Me Sarajevo" nos cinemas a 17 de Abril
No próximo dia 17 deste mês, vai estrear nos cinemas do Reino Unido, "Sream for Me Sarajevo", em salas selecionadas, sendo que novas cidades têm sido adicionadas para receberem este filme. 6 dias antes, a 11, portanto já amanhã, haverá uma apresentação especial em Londres, nomeadamente no Vue Cinema West End, incluindo uma sessão de perguntas e respostas com Bruce Dickinson.
Em 1994, Sarajevo era uma cidade em estado de sítio. Diariamente, morteiros e granadas caíam sobre a cidade, matando indiscriminadamente. Entre a loucura, seria possível convencer uma estrela rock global a ir lá e dar um espectáculo para os fãs locais?
"Scream for Me Sarajevo" é a extraordinária e surpreendente história do mais improvável concerto rock, efectuado por Bruce Dickinson e a sua banda Skunkworks, em 1994, no meio do cerco de Sarajevo. Este é um filme sobre pessoas extraordinárias que desafiaram os horrores da guerra e os músicos que arriscaram as suas vidas, para lhes oferecer um espectáculo ao vivo.
Apresentando cenas da histórica apresentação, o filme também dá a conhecer aqueles que foram ao espectáculo, bem como os que o tornaram uma realidade. Pessoas que estavam determinadas a continuar a viver as suas vidas, apesar das atrocidades que aconteciam à sua volta. Entrevistas com a banda, a equipa e segurança, levam a casa a realidade da situação, a qual não era só perigosa, mas igualmente bárbara.
Na sua recente autobiografia, autêntico êxito de vendas, "What Does this Button Do?", Bruce fala deste episódio: "Não estávamos protegidos, não havia plano e as balas eram a sério, mas que se lixe, fomos de qualquer maneira. Para nós e para o público, o espectáculo foi imenso, intenso e provavelmente o maior do mundo naquele momento. O que o mundo desconhece não interessa. Alterou a minha visão da vida, da morte e da humanidade."
Para além do histórico documentário, haverá igualmente uma sessão exclusiva de perguntas e respostas com Bruce Dickinson, de Londres, que acompanhará o filme nos cinemas a nível mundial.
Este filme-documentário ganhou 8 prémios:
- Festival de Cinema de Sarajevo: Prémio da Audiência, Prémio dos Direitos Humanos e Prémio Especial do Júri.
- Festival Internacional de Cinema e Música de Chicago (E.U.A.): Melhor Documentário Longa.
- DokuArt Bjelovar (Croácia): Prémio da Audiència e Prémio Jovem do Júri.
- DokuMFest (Bósnia Herzegovina): Melhor Documentário.
- Festival de Cinema de Tuzla (Bósnia Herzegovina): Melhor Documentário.
Depois desta incursão pelos cinemas, estará disponível brevemente em DVD, Blu-Ray, Video Digital e a Banda Sonora.